Conteúdo Personalizado Para Portugal
Esta seção contém recursos úteis / práticos para o profissional de saúde Português.
Esta seção contém recursos úteis / práticos para o profissional de saúde Português.
Nesta série de vídeos, Maria José Passos, Oncologista Médica do Hospital Privado do Algarve Gambelas, discute estratégias de sequenciação para o melanoma estadio IV. Os vídeos abordam estratégias para a terapêutica neoadjuvante e adjuvante, linhas de terapêutica de primeira linha e subsequentes, imunoterapia de agente único e combinada, terapêutica dirigida a BRAF, gestão de metástases cerebrais, ensaios clínicos e gestão da doença refractária. Os vídeos foram gravados em 5 de setembro de 2023 e 27 de setembro de 2023.
Quando devemos ponderar o tratamento neoadjuvante ou adjuvante no Melanoma em estádio IV?
Que tipo de imunoterapia deve ser utilizado em 1ª linha no tratamento dos pacientes com melanoma sem mutação BRAF?
Que combinação deve ser usada após progressão com tratamento anti PD-1?
Qual é o papel da terapêutica dirigida anti BRAF?
Como devem ser personalizadas as estratégias de tratamento do melanoma com metástases cerebrais?
Quais são as estratégias de tratamento na doença refratária?
Quando devemos considerar a inclusão destes doentes em Ensaios Clínicos?
A Ferramenta de Apoio à Decisão foi actualizada para refletir as alterações nas opções terapêuticas, incluindo opções emergentes e dados a longo prazo sobre regimes estabelecidos.
Gostaríamos de agradecer a Natacha Vaz Liti pela revisão cuidadosa desta atualização de conteúdos.
O documento aborda
Desenvolvido em colaboração com Associação Melanoma Portugal.
Neste conjunto de vídeos Maria José Passos, Oncologista Médica do Hospital Privado do Algarve Gambelas, discute pontos de vista actuais e emergentes sobre o uso da imunoterapia combinada em oncologia. Estes vídeos, desenvolvidos para a audiência Português abordam a lógica da terapia combinada, os dados para apoiar abordagens combinadas, a selecção de pacientes para imunoterapia combinada versus outras opções, a gestão dos efeitos secundários mais complexos associados à abordagem, bem como as estratégias de imunoterapia combinada emergentes. Esperamos que considere este conteúdo útil na selecção e gestão dos melhores regimes imunoterapêuticos para os seus pacientes com cancro.
Justificação para a imunoterapia combinada
Dados de apoio à imunoterapia combinada
Selecção de doentes para imunoterapia combinada
Gestão do perfil complexo de eventos adversos com imunoterapia combinada
Estratégias emergentes para imunoterapia combinada
Nos vídeos que se seguem, a Dra. Maria José Passos, Oncologista Médica do Hospital Privado do Algarve Gambelas, aborda a utilização de vacinas COVID-19 em doentes com cancro, em particular naqueles a receberem inibidores do ponto de controlo imunitário (ICIs). O conteúdo é personalizado para a região de Portugal. Este conteúdo foi gravado em 5 de novembro de 2021 e reflete o status das aprovações de vacinas naquela data. Para obter uma lista atualizada das vacinas atualmente disponíveis aprovadas na Portuagal, clique aqui https://covid19.trackvaccines.org/country/portugal/
Revisão das vacinas COVID-19 disponíveis
Tempo de vacinas com diferentes terapias
Diretrizes específicas para os doentes sob imunoterapia em termos de administração da vacina COVID-19
Perguntas / mitos mais frequentes sobre a vacina COVID-19
Estratégias para educar os seus pacientes
Considerações futuras
A ferramenta de apoio à decisão foi atualizada com informações que você precisa saber sobre os resultados do melanoma em estádio III, dados de longo prazo para terapias adjuvantes e recursos adicionais, incluindo conteúdo específico para cuidadores.
Revisado pelo oncologista medico Maria José Passos.
Para usuários do Google Chrome: devido a um problema técnico no Google Chrome, o documento PDF pode ficar ilegível em alguns lugares do seu navegador. Nesse caso, salve o documento localmente e abra-o com outro leitor de PDF, como o Adobe Acrobat Reader.
Quer aprender como usar a Ferramenta de Suporte à Decisão do Melanoma Estádio III? Leia as perguntas mais frequentes sobre o melanoma no Estádio III e aprenda como usar a ferramenta de suporte para orientar sua tomada de decisão.
Revisado pelo oncologista medico Maria José Passos.
Para usuários do Google Chrome: devido a um problema técnico no Google Chrome, o documento PDF pode ficar ilegível em alguns lugares do seu navegador. Nesse caso, salve o documento localmente e abra-o com outro leitor de PDF, como o Adobe Acrobat Reader.
Na série de vídeos abaixo. Ramon Andrade de Mello, MD,PhD, FACP, da Universidade do Algarve, compartilha perspectivas e dicas para otimizar o atendimento durante esses tempos desafiadores.
Otimizando a Telemedicina
Uso de Intervalos de Dosagem Prolongados para Imunoterapia
Mudanças nas Práticas de Infusão
Minimizando o Impacto em Ensaios Clínicos
Esta seção fornece os cuidados passo a passo independentes no cuidado (CSP) personalizados para o público Português. Queremos agradecer a Ramon Andrade de Mello, MD,PhD, FACP, da Universidade do Algarve, pela revisão cuidadosa desses materiais.
Para imunoterapia (inibidores do ponto de verificação)
Ipilimumab
Nivolumab
Pembrolizumab
Para terapia intralesional:
Talimogene laherparepvec; T-VEC
Esta seção contém os planos de ação individuais para pacientes com diferentes tipos de tumores que foram adaptados para o público Português. Queremos agradecer ao advogado do paciente José Correia por sua útil revisão desses materiais.